Após mais de dois meses dos terremotos que atingiram o Nepal, a campanha de solidariedade lançada no Brasil, em 30 de abril, já arrecadou mais de um milhão de reais. A campanha SOS Nepal é uma iniciativa da Caritas Internacional. No país é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e  Cáritas Brasileira.

O objetivo é ajudar cerca de 8 milhões de pessoas atingidas pelo desastre. “Até o mês de junho, a Caritas Internacional distribuiu mais de 5 mil itens alimentares, quase 34 mil kits abrigo e cerca de 15 mil kits de higiene, abrangendo um total de 269.610 pessoas”, informa o assessor de gestão de riscos e emergências da Cáritas Brasileira, João Paulo Couto.

No entanto, informações da Caritas Internacional apontam que ainda existem 2,8 milhões de pessoas necessitando de assistência na região. Perdas na agricultura e indústria afetam em torno de um milhão de pequenos familiares, enquanto a saúde pública sofreu graves perdas, com a destruição de mais de 450 instalações públicas e 16 centros privados, tendo ainda 765 estruturas parcialmente danificadas.

A diretora executiva nacional da Cáritas, Cristina dos Anjos, reitera que o cenário ainda inspira apoio. “Dado esse cenário, a CNBB, a Cáritas Brasileira e a Caritas Internacional continuam com o Apelo Emergencial, na perspectiva da aquisição de lonas e kits de abrigo para mais 20 mil domicílios, além de cobertores, cordas, tapetes plásticos, folhas de plásticos, entre outros materiais e objetos necessários. Todos nós podemos contribuir”, pede a diretora.

Com informações da Cáritas Brasileira