A festa do Divino Espírito Santo e Santíssima Trindade é um evento de grande significância religiosa, cultural e social para vários municípios, brasileiros. Eis que constitui uma tradição de origem açoriana, disseminada no período colonial por vários pontos do território brasileiro. Em Guaratuba os registros sobre o início das comemorações do Divino Espírito Santo remetem ao período da construção da Igreja Matriz, que aconteceu entre 1768 e 1771, ainda com utilização de mão-de-obra escrava. Considerada uma das maiores festas populares religiosas do sul do país, tem duração de dez dias entremeados no mês de julho. Com programação intensa, a festa é organizada por um casal festeiro-mor com apoio total da comunidade. Reconhecida como um dos maiores eventos turísticos da região, a festa mobiliza boa parte da população local. E para a organização da festividade, a Folia do Divino conta com um grupo de pessoas que denominamos de foliões. São homens que se dedicam à preservação da cultura religiosa do Divino desde os anos de 1820 em nossa cidade, quando por aqui teve início esta tradição.Logo após a missa do Envio das Bandeiras, os foliões iniciam a peregrinação ao longo das áreas rurais de Guaratuba, pedindo e recebendo auxílio. O toque do tambor e os foguetes anunciam a aproximação do bando, e ao chegar próximo, entoam cânticos de chegada, de permanência e de despedida. O divino é saudado com foguetes, alegria e demonstração de fé.
De 06 a 15 de julho acontece na Igreja Matriz a programação religiosa e cultural. O Tema escolhido para este ano é: “À Luz da Santíssima Trindade resgatamos a história do Divino nas famílias”. A cada celebração um lema invocando a presença do Espírito Santo em nossa vida. O casal festeiro mor 2018, Priscila e Alessandra, bem como os Missionários Redentoristas convidam para essa grandiosa celebração. Acompanhe a programação no site. Participe!! E que o Divino Espírito Santo ilumine a todos!!!