Nossa Facebook Nosso Twitter Nosso Orkut Fale Conosco Missa ao vivo
Folheto - O Discípulo Missionário

03/01/2013 às 13:27hs
FOLHETO LITÚRGICO-CELEBRATIVO “O DISCÍPULO MISSIONÁRIO”

Muitas são as formas que Deus tem a nos comunicar seu amor. De muitas maneiras a Igreja busca cumprir esse mandado do Senhor. A Liturgia também o cumpre. Isto porque ela tem por objetivo acompanhar, incentivar e promover a vida litúrgica, sua renovação e enculturação, através da articulação com as demais pastorais e movimentos, visando a formação litúrgica em todos os níveis e um sólido aprofundamento teológico das celebrações para que elas contribuam para a maturidade das pessoas em Cristo, em vista da construção do Reino de Deus. “Para realizar tão grande obra, Cristo está sempre presente na sua igreja, especialmente nas ações litúrgicas” (Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium - sobre A Sagrada Liturgia, n. 07). Dessa forma, na Liturgia vemos e encontramos Jesus Cristo: celebramos a sua morte e ressurreição e nela mergulhamos sempre mais.
Procurando vivenciar e celebrar essa rica espiritualidade, nós, Missionários Redentoristas de Guaratuba, sob a inspiração de Deus e a sabedoria do padre Vicente de Melo, tivemos a feliz ideia de desenvolver um projeto missionário litúrgico, formando uma Comissão de Liturgia Paroquial para a elaboração do folheto O Discípulo Missionário, que visa ser apenas um subsídio-litúrgico, com base catequética-pastoral. O nome do folheto, por sua vez, O Discípulo Missionário, assenta-se sobre o Documento de Aparecida e tem sua plataforma-base nos Evangelhos, sobremaneira, em Lucas 24,29-31: “Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: «Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando.» Então Jesus entrou para ficar com eles. Sentou-se à mesa com os dois, tomou o pão e abençoou, depois o partiu e deu a eles. Nisso os olhos dos discípulos se abriram, e eles reconheceram Jesus”.
A saber, com a ajuda de um grupo de cristãos de diversas comunidades, pastorais e movimentos, a Comissão de Liturgia Paroquial, sob a coordenação do padre Vicente e o apoio dos padres Francisco e Marcos Vinícius, em parceria com a colaboração de um patrocinador, disponibilizará nas celebrações dos finais de semana o folheto de missa para todas as comunidades. O desejo da Comissão é partilhar a celebração eucarística, sendo acompanhada, pelo maior número possível dos que celebram o Mistério Pascal de Cristo, acontecendo na caminhada do Povo de Deus aqui em Guaratuba.
Fazemos votos que a presente publicação deste folheto - O Discípulo Missionário -, que tem um rosto próprio, agasalhando-lhe em si nossa realidade, bem como os acontecimentos da Diocese de Paranaguá, da Igreja no Brasil e no mundo, contribua para a permanente qualificação das celebrações e a vida litúrgica da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso. E, assim, todos nós, possamos de fato viver a Liturgia como a primeira e necessária fonte do espírito verdadeiramente cristão (cf. SC 14), a ponto de nos comprometermos em nossa comunhão, participação e missão: “E os fiéis eram estimados por todos. Entre eles ninguém passava necessidade...” (Atos 4,32-33). Eis o que almejamos.
Comunidade dos Missionários Redentoristas em Guaratuba: Pe. Vicente, Pe. Francisco e Pe. Marcos Vinícius.

Imprimir Favoritos